Dia Mundial de Combate à Homofobia

Posted on maio 17, 2010 por

0



Hoje, 17 de maio, é  comemorado o Dia Mundial contra a Homofobia (ódio, agressão, violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT). A data é uma conquista do Movimento que conseguiu retirar a homossexualidade da classificação internacional de doenças (CID) da Organização Mundial de Saúde em 17 de maio de 1990.

Antes desse evento, a homossexualidade foi retirada da Classificação internacional de doenças (CID), em 1973, pela Associação Americana de Psiquiatria, tendo seguido seu exemplo a Associação Americana de Psicologia, em 1975.

No Brasil, em 1985, o Conselho Federal de Psicologia também deixa de considerar a homossexualidade como desvio sexual. E em 1999 estabeleceu regras de conduta para atuação dos psicólogos em relação às questões de identidade sexual.

Portanto, hoje, o Movimento LGBTT, fez cair em desuso o termo homossexualismo, que era usado para classificar como desvio sexual a conduta de indivíduos homossexuais – ainda que isso não tenha sido modificado no dicionário.

E agora a luta do Movimento é para que homossexuais tenham seus direitos civis respeitados, como o de casar e ter filhos, e também de não serem agredidos verbal e fisicamente por sua opção sexual. Quando, na verdade, não deveria existir essa luta, já que a homossexualidade não é doença, desvio ou perversão, e pessoas homossexuais possuem os mesmos deveres e direitos perante à Constituição Federal Brasileira, que garante igualdade a todos não importando raça, cor, etnia, religião, gênero e sexualidade – e é um país laico.

Por isso, convido a todos a ajudarem nessa causa, ajudem-nos a por fim na Homofobia, pois esta que faz cidadãos brasileiros homossexuais serem desrespeitados e agredidos. Então, unam-se à 1ª Marcha Nacional contra a Homofobia que acontece de hoje até 19 de maio em Brasília.

Confira mais sobre a 1ª Marcha aqui.

Todos juntos contra a homofobia!

Anúncios