Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado

Posted on janeiro 29, 2010 por

2



Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado é o nome do documentário feito pelo diretor Joel Zito Araújo, que tive a oportunidade de conferir há pouco tempo.

Joel Zito Araújo mostra, em seu documentário, um dos maiores problemas sociais que sofremos: o turismo sexual. E aborda a prostituição de crianças e adolescentes nesse turismo sexual que vivemos, principalmente no norte e no nordeste brasileiros, além do fato da maioria das crianças e adolescentes envolvidas ser pobre e negra/mulata.

“O meu filme não é somente sobre exploração sexual de crianças e adolescentes no nordeste. A temática central é o universo do turismo sexual. Minha intenção inicial era entender os imaginários dos homens estrangeiros que veem fazer turismo sexual no Brasil e das mulheres e jovens brasileiras que são objetos do desejo dos ´gringos’. Entretanto, percebi que a exploração sexual de crianças e adolescentes, junto com o tráfico de seres humanos, são as maiores sombras deste mundo.

Não poderia tocar em assunto tão sério como esse sem abordar tais temas. Mas, a exploração de crianças e adolescentes é um problema de todas as regiões e é, digamos assim, muito ‘democrático’ no perfil dos exploradores. Acontece nas famílias ricas e pobres, nos centros urbanos, no interior e litoral do país, no litoral. As crianças e adolescentes seduzidas e exploradas são oriundas da pobreza e da classe média baixa, de famílias desestruturadas pelo desemprego.

São crianças que, em sua maioria, sofrem o primeiro abuso dentro de casa, algumas vezes nas mãos do próprio pai”  Joel Zito Araújo

É importante que trabalhos como esse sejam feitos no Brasil, pois é uma forma de mostrarmos que não estamos satisfeitos de como as coisas andam. O Brasil não quer ser o país do tursimo sexual, da exploração infantil, somos muito mais do que isso e não nos orgulhamos dessas barbaridades, ao contrário, queremos que elas acabem.

Assitam ao documentário, vale a pena.

Deixo o trailer para vocês.

Fontes:

http://oglobo.globo.com/blogs/docblog/post.asp?cod_post=128600” >

Anúncios