Internet: Serious Business

Posted on agosto 18, 2009 por

4



Num mundo em que a internet está cada vez mais acessível e interativa; em que a informação chega mais rápido, de diversos lugares  e de inúmeras formas; em que relacionamentos virtuais estão cada vez mais comuns… torna-se normal levar a internet mais a sério, parte de seu cotidiano, mas será que não tem gente exagerando?

Alguns psicólogos afirmam que cada dia mais gente deixa de viver o real para “curtir a vida” no virtual. As pessoas estão preferindo encontros via Orkut, MSN,  ao invés de saírem e conhecerem-se cara a cara. Será que isso não as torna mais ‘impessoais’?

Além disso, nota-se pelo comportamento delas em fóruns, blogs e outros locais que permitam debates virtuais, que estão cada vez mais levando tudo para o lado pessoal. Não há diálogo entre partes com pensamentos contrários sem que haja alfinetadas ou até xingamentos bem no estilo “descer do salto”.  Não estão tornando-se cada vez mais intolerantes?

Tornam temas que deveriam ser considerados como uma reflexão, uma opinião diferente, uma nova visão em um mundo tão pluralista, um mundo globalizado, como ofensas do mais alto nível e esquecem que existe a liberdade de expressão, a democracia, que a censura é horrível, e que para expressar opinião contrária não precisamos de agressões verbais. Não devíamos quebrar barreiras?

Alguns se escondem atrás de ‘nicks’, tornam-se outras pessoas, permitem-se ‘falar’ coisas que não diria cara a cara; procuram serem ícones; usam textos prolixos, com firulas, para serem exaltados;  são debochados;  mas na verdade não são nada disso na ‘realidade’. Não seria uma prova da pouca estima por si mesmo na vida real?

A internet também se tornou lugar para os hipócritas, aqueles que condenam certas atitudes, mas que em realidade fazem até pior… parece que pelo menos nisso as pessoas não mudam… que triste, hein?!

O mundo virtual não está diferente do real no final das contas. Ele está tão sério como a vida real;  tão estressante como o cotidiano. Não buscamos mais o entretenimento e o conhecimento. Esquecemos das barreiras derrubadas através da internet, pois aqui também serve para discriminar, abominar, ofender, esculhambar quem for diferente… O que era para ser um avanço, uma evolução, está nos fazendo involuir. Preconceitos estão ficando mais fortalecidos.

Sorte que ainda existem pessoas que tentam lutar contra isso, mas pagam um preço, pois são agredidas verbalmente, e nessas horas, é melhor que seja via monitores e letras porque senão…

Apreciem essa ferramenta incrível; usem-na com sabedoria; aprendam a descartar as coisas ruins; valorizem os bons trabalhos; leiam sem pré-julgamentos; divirta-se com ela; tentem ponderar antes de atacar alguém por ter uma visão diferente. Evolua!

Se quiser tornar a internet em algo sério em sua vida, pelo menos faça direito, não haja covardemente, e busque crescer, agregar valores, trocar ideias e experiências, derrube as fronteiras! As suas fronteiras…

Termino lembrando o final do comercial da TIM: “e toda banda larga será inútil se a mente for estreita.”

Não destrua esse belo meio de comunicação!



internet_serious_business_framed

Anúncios
Posted in: Comportamento