A morte do Email?! Uma nova onda vem aí…

Posted on julho 24, 2009 por

23



google-wave-logoA grande maioria das tecnologias não morre, evolui. Suas funcionalidades são melhoradas e adaptadas para serem utilizadas mais facilmente pelos seus usuários. Pois bem… Estamos perto de ver mais uma grande evolução no mundo da Tecnologia. Preparem-se, porque vocês farão parte dessa história! Segundo a Google, vem aí uma ferramenta que mudará completamente a forma como nos comunicamos através da internet: o Google Wave, o email do futuro.
O Google Wave, além de aplicação de e-mail, integra um mensageiro instantâneo, blog, ferramenta wiki, rede social e recursos de chat, compartilhamento de arquivos e fotos e uma ferramenta de colaboração que permite que um grupo desenvolva, simultaneamente, um texto ou uma apresentação. Todas essas aplicações integradas em uma única janela do seu navegador.
Além de todas essas funcionalidades, o Wave ainda permitirá que você adicione extensões dos mais variados tipos que podem adicionar mais recursos ao serviço ou facilitar a execução de tarefas pela web. Entre os diferentes tipos de complementos, os que mais se destacam são os robôs, pequenos programas que funcionam como assistentes: basta adicioná-los a uma conversa para que eles comecem a trabalhar.
Então, com o Google Wave, você poderá:
– Conversar e criar documentos de forma paralela – as pessoas podem trabalhar em textos, mapas, vídeos, imagens, fotos e ao mesmo tempo (e na mesma página) conversarem, trocando ideias e informações, ou apenas passando o tempo.
– Compartilhamento – todos podem falar e alterar o que quiserem. Existirá uma função “playback” para que alguém que tenha acabado de chegar possa ler tudo que já aconteceu naquela Wave.

– Ao vivo – a transmissão é em tempo real, ou seja, você escreve e as outras pessoas já vêem. Sendo assim todos os processos se tornam mais ágeis.
Cada “wave” começa como uma mensagem simples. Depois, basta adicionar mais participantes ou robôs. A conversa pode seguir do modo tradicional, com uma resposta seguida da outra, ou em tempo real, como em um bate-papo por MSN – à medida que os usuários escrevem, os caracteres já aparecem na tela. É possível acrescentar mapas, arrastar imagens direto de uma pasta para o navegador, anexar arquivos e pesquisar no Google e incluir alguns dos links encontrados na wave. As possibilidades são muitas.
É possível ainda adicionar gadgets a uma wave. Um jogo de Sudoku, por exemplo. Ou uma partida de xadrez. Ou fazer um desenho no estilo do Paintbrush. Ou criar um mapa, gerado a partir de um endereço digitado. Com tudo isso incluído em um mesmo produto, você ainda vai querer enviar e receber e-mails pelas ferramentas tradicionais, como Gmail, Windows Live, Yahoo?!
A empresa pretende deixar o código fonte do Wave aberto, o que permitirá aos profissionais de TI implementarem melhorias e funcionalidades necessárias. Além de todas essas funcionalidades ele terá um design muito bem estruturado e totalmente intuitivo.
Ainda não há uma data oficial para lançamento do Wave, e ainda faltam muitos ajustes para que a ferramenta fique finalizada, porém, a Google promete o lançamento ainda para esse ano de 2009.
Então, contagem regressiva, pois uma nova onda vem aí, ou seria um maremoto?!
Wave = onda em inglês.
Fonte: Revista INFO, Baixaki.

Autor André.

Link para vídeo sobre o Google Wave, indicado pelo leitor Sebastião.

http://wave.google.com/

Anúncios